Pages

Subscribe:

Prorrogação

Labels

domingo, 17 de janeiro de 2010

Da Terra da Rainha para a Arte do Rei



Seja na rua, na quadra da escola, no campinho de terra do bairro ou em um grande estádio, com uma bola, traves e jogadores dá-se início a uma emocionante, ou não, partida de futebol.
Na China, por volta do ano 3.000 A.C. os soldados chutavam cabeças de soldados inimigos, no Japão antigo, com uma bola feita de fibras de bambu e contato físico entre jogadores proibido enquanto em Esparta, a bola era feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra, militares da Idade Média podiam dar socos, pontapés, rasteiras ou qualquer outro golpe violento e até mortes aconteciam durante as partidas e na Itália Medieval, duas equipes de 27 jogadores deviam levar a bola em postes que ficavam em cantos extremos de uma praça, jogo chamado Gioco Del Calcio, muito violento, fora proibido pelo Rei Eduardo II, mas membros da nobreza recriam o jogo com regras proibindo a violência.



O futebol que conhecemos hoje em dia, não se assemelha tanto aos seus antecedentes, apesar de quando crianças, não ligarmos de na falta de uma bola de verdade, inventarmos uma feita de meia, alguns jogadores entram em campo, pensando que estão em uma guerra, pelo menos ainda não inventaram de tirar a bexiga do boi para fazer de bola.

Por volta do século XVII, o gioco Del calcio sai da Itália e chega a Inglaterra, por lá, ganha novas regras e passar a ser organizado e sistematizado. E aí começa a se desenhar o futebol como conhecemos e pelo qual nos apaixonamos. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas deveriam ser instalados dois arcos retangulares, o tão querido gol. A bola devia ser de couro e enchida com ar. Com regras bem claras, os filhos e estudantes dos nobres ingleses são os primeiros privilegiados com o esporte que com o tempo ganha popularidade. Em 1848, em Cambridge é estabelecido um código único de regras, em 1871 é criado o Guarda-Redes, popularmente conhecido como Goleiro e único permitido a tocar na bola com as mãos com o objetivo de evitar a entrada da bola, ou seja, o gol. Em 1875, fica estabelecido que o tempo de uma partida deve ser de 90 minutos e em 1891 surge o pênalti para punir a falta dentro da área. Apenas em 1907 é estabelecida a regra do impedimento.

Em 1886 é criada a International Board na Inglaterra, com o objetivo de criar e mudar regras quando necessário, um ano antes tinha se inicializado o profissionalismo no futebol.
No ano de 1888, foi fundada a Football League para organizar torneios e campeonatos internacionais.


Em 1897, uma equipe inglesa chamada Corinthians ( e daí vocês já sabem de onde veio o nome do todo poderoso time paulista) fez uma excursão fora da Europa com o objetivo de difundir o esporte em várias partes do mundo, um fato, seu objetivo foi concluído com sucesso.
No ano de 1904 foi criada a FIFA (Federação Internacional de Futebol Association), ela é a responsável de organizar o futebol em todo o mundo.

Um paulistano, nascido no bairro do Brás, chamado Charles Miller, viajou à Inglaterra aos nove anos de idade para estudar, lá, ele toma contato com o futebol, e no seu retorno ao Brasil, em 1894, traz na bagagem uma bola de futebol e um conjunto de regras, aí vocês já imaginam o que aconteceu não é? Apenas cinco títulos mundiais, apenas para citar algumas conquistas.

Funcionários da Companhia de Gás versus CIA. Ferroviária São Paulo Railway, no dia 15 de abril de 1895 foi o primeiro jogo realizado no país do futebol (Brasil). O jogo foi entre funcionários de origem inglesa que trabalhavam em empresas inglesas de São Paulo.
Em 13 de maio de 1888, é criado o São Paulo Athletic, primeiro time a se formar no Brasil.
No início o futebol era praticado apenas por membros da elite, sendo vedada a participação de negros.

No ano de 1950, foi realizado o primeiro mundial no Brasil, mas infelizmente nossa seleção foi derrotada por 2x1 no maracanã pelo Uruguai, perdendo o título. Mas nem tudo é tristeza, em 2014, o mundial volta a ser realizado em terras brasileiras.


O objetivo deste blog não é apenas contar a história do futebol de uma maneira geral, mas sim, contar a história de grandes clubes dos mais importantes campeonatos do mundo, de uma forma aleatória, sem compromisso com ordem, ou divisão em que os clubes atuem em seus países.

Sem ficar puxando a sardinha pro meu lado, mas já puxando, o primeiro post, será da história do melhor clube brasileiro do século XX, não sou eu que estou dizendo isto, mas tenho que concordar. Não sabem de qual time estou falando? Tudo bem, eu respondo para a tristeza da massa alvinegra de Belo Horizonte, irei começar com o todo poderoso Azul Celeste, Cruzeiro Esporte Clube.

0 comentários:

Postar um comentário