Pages

Subscribe:

Prorrogação

Labels

domingo, 29 de janeiro de 2012

Campeonatos Estaduais - Parte 5 - Amazonas



O segundo maior campeonato do norte é o Amazonense, que é disputado desde 1914, mas apenas em 1964 se tornou profissional.
Mas antes de falar do estadual, vale a pena conferir um pouco da história do futebol do Amazonas, afinal de contas, nosso blog é de história e futebol.
No final do século XIX e início do século XX, o futebol chega ao Amazonas, praticado basicamente por ingleses, um exemplo foi a equipe do Manaos Athletic Clube, que era composto apenas por jogadores britânicos que se consideravam “os imbatíveis”.




Por volta da década de 10, o público interessado pelo esporte era crescente e o futebol já estava sendo divulgado pelos jornais locais. O número de equipes era grande, e logo se viu necessário a criação de um torneio oficial, surgindo assim, no dia 10 de janeiro de 1914 a Liga Amazonense de Football que gerenciaria naquele mesmo ano o primeiro campeonato amazonense de futebol que foi vencido pelo já extinto Manaos Athletic e que voltaria a ser campeão no ano seguinte.

A partir de então, o futebol cresceu, e teve seus áureos no período que vai dos anos 60 até meados dos anos 80, tendo médias de públicos entre as melhores fora do eixo Sul-Sudeste.


O templo sagrado do futebol amazonense foi o estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão, que foi demolido, para dá lugar a Arena da Amazônia, após a confirmação do estado do Amazonas como uma das 12 sedes para a Copa do Mundo de 2014.
No final dos anos 80, com a criação do Clube dos 13 e o início da Era Dissica que afastou o público dos estádios e o apoio aos atletas locais, o nível técnico do futebol amazonense caiu drasticamente.
           

            O campeonato Amazonense de 2011 foi disputada por 9 equipes, seriam 10, porém, o Manaus Compensão desistiu do campeonato, com isto, apenas uma equipe foi rebaixada para a 2º divisão, o Sul América da capital amazonense.
            A fórmula de disputa foi de 2 turnos independentes, no sistema todos contra todos, o final de cada turno disputado em partida única, e o campeão de cada turno se enfrentaram em duas partidas para decidirem o título. Nacional de Manaus e Penarol de Itacoatiara decidiram o campeonato em duas partidas que terminaram empatadas em um gol, levando então, a decisão da taça para os pênaltis, que a equipe do interior venceu por 4 a 3.


            A edição atual do campeonato começou no dia 28 de Janeiro com 10 equipes participando e seguindo a mesma fórmula de disputa do ano passado, o CDC Manicoré, campeão da 2º divisão e o Iranduba, 3º colocado, são as novidades do ano para o Amazonense. O Grêmio Atlético Coariense, foi o segundo colocado, mas tomou um gancho de 2 anos pelo TJD local por irregularidades de um jogador, que acabou sendo banido do futebol pela mesma entidade. Ao final da temporada de 2011 o América-AM decidiu se afastar do campeonato devido a problemas financeiros decorrentes da disputa do Campeonato Brasileiro da série D, em seu lugar ingressou o Holanda da cidade de Rio Preto da Eva.

0 comentários:

Postar um comentário