Pages

Subscribe:

Prorrogação

Labels

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Campeonatos Estaduais - Parte 7 - Ceará


          
           O campeonato cearense de futebol teve início em 1920, organizado pela Associação Desportiva Cearense (ADC), instituição que depois foi chamada de Federação Cearense de Desportos (FCD), e então desmembrada em vários esportes, tendo continuidade seu departamento de futebol como Federação Cearense de Futebol (FCF).
            No final de 2008, depois de processo no Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará (TJD-CE) e homologação por parte da mesma FCF, os títulos conquistados pelo Ceará nos torneios da Liga Metropolitana Cearense de Futebol, foram reconhecidos como estaduais.

           
O Ceará é o maior campeão estadual com 40 títulos conquistados, um a mais que seu rival Fortaleza. Ambos detêm a hegemonia do futebol cearense, sendo que apenas em seis oportunidades não houve uma final em que um dos dois participasse (1930, 35, 45, 55, 56 e 95).

           
Em 2011, o Ceará foi campeão dos dois turnos do campeonato, evitando assim, a disputa de uma final. O Guarani de Juazeiro disputou a final do interior contra o Horizonte, e após empate de 2 a 2 no primeiro jogo, o Guarani venceu por 4 a 0 em Juazeiro e sagrou-se campeão do interior. Quixadá e Limoeiro foram rebaixados para a segunda divisão.
            Na Copa do Brasil 2012, o Horizonte vai estrear contra o América-RN no dia 07 de março, no mesmo dia o Ceará enfrenta o Gama, no Distrito Federal e o Fortaleza enfrenta o Comercial-PI.

           
Neste ano o campeonato cearense muda sua fórmula de disputa, as equipes se enfrentarão em jogos de ida e volta em turno único, com os 4 melhores colocados se classificando para as semifinais, consequentemente, a final em duas partidas que decidirá o campeão estadual. O campeão garante vaga na Copa do Brasil de 2013, Campeonato do Nordeste 2013 e na série D do Brasileirão de 2012, caso a equipe vencedora já tenha esta vaga, fica para a próxima equipe mais bem classificada, o vice campeão também garante vaga no Campeonato do Nordeste e por fim, as duas melhores equipes do interior disputam a final da Taça Padre Cícero, a final do interior. Neste ano e em 2013, haverá 3 rebaixamentos para a segunda divisão para que, em 2014, o campeonato seja disputado por apenas 10 equipes.

0 comentários:

Postar um comentário