Pages

Subscribe:

Prorrogação

Labels

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Campeonatos Estaduais - Parte 6 - Bahia



           O Campeonato Baiano de Futebol é organizado pela Federação Bahiana de Futebol, e é disputada desde 1905, sendo assim, a segunda competição de futebol mais antiga do país, ficando atrás apenas do campeonato paulista.
            Fundada como nome de Liga Bahiana de Sports Terrestres no dia 15 de novembro de 1904, teve quatro clubes fundadores: São Paulo Clube, Clube Internacional de Cricket, Sport Club Victoria e Sport Club Bahiano. O primeiro não chegou a participar do campeonato por falta de jogadores que foram para outros clubes. Com a filiação do Clube de Natação e Regatas São Salvador em fevereiro de 1905 à liga, quatro clubes então disputariam o título, que teve como campeão o Clube Internacional de Cricket.


            Após os bicampeonatos do São Salvador e do Victoria, e os títulos do Santos Dumont, SC Bahia e Atlético de Salvador, o campeonato passou a ser organizado de forma diferente, o que não agradou os clubes que o disputavam, fazendo assim, que estes abandonassem a disputa.
            Nas décadas de 10, 20 e 30, dois clubes dominariam o cenário baiano. O Esporte Clube Ypiranga ganharia 10 títulos e o Sport Club Botafogo, venceria 7 campeonatos. Neste mesmo período surgiria o Esporte Clube Bahia, hoje o maior campeão baiano com nada mais, nada menos do que 43 títulos conquistados. Ainda surgiria o Galicia Esporte Clube, o primeiro tricampeão consecutivo da história (41-42-43).

            O Esporte Clube Vitória (Sport Club Victoria) só voltaria a brilhar na década de 50, conquistando três troféus. Mas obteve sua hegemonia a partir de 1989, quando desde então conquistou 70% dos campeonatos disputados, dentre eles, dois tetracampeonatos (2002-03-04-05 e 2006-07-08-09).
            Bahia e Vitória mantém uma hegemonia no futebol baiano há 60 anos, que em apenas uma vez, nenhum dos dois clubes chegaram a uma final, que foi em 1968, quando o Galicia venceu o Fluminense de Feira Futebol Clube, este que foi o primeiro clube do interior a disputar o certame e foi campeão em duas ocasiões, em 1963 e 1969. Além do Fluminense, apenas outros três clubes do interior baiano conquistaram o campeonato, o Colo-Colo em 2006, o Bahia de Feira, em 2011, além do Palmeiras do Nordeste (Feirense Esporte Clube) em 2002, ano que foi disputados dois campeonatos baianos, um que não contava com a participação de Bahia, Vitória e Fluminense e um outro “supercampeonato” com estes três grandes, que foi vencido peloVitória.

            A edição de 2011, foi a segunda da história a ter mais equipe de uma cidade do interior do que da capital, Bahia de Feira, Feirense e Fluminense de Feira representando a cidade de Feira de Santana e apenas Bahia e Vitória representando a cidade de Salvador.


           O Bahia de Feira disputou o título contra o Vitória, e após um empate de 2 a 2 em Feira de Santana, a equipe do interior conseguiu reverter a desvantagem jogando na capital e vencedor por 2 a 1, sagrando-se assim campeão baiano pela primeira vez em sua história. Após o quadrangular de rebaixamento, Colo-Colo e Ipitanga foram rebaixados para a 2º divisão.
           

Diferentemente da edição passada, o campeonato baiano de 2012 será disputado em turno único, com jogos de ida e volta, onde as quatro melhores se classificarão para as semi-finais e os dois últimos serão rebaixados de forma direta para a 2º divisão.
Na Copa do Brasil de 2012, o Bahia estreia dia 07 de março contra o Auto Esporte da Paraíba, o Bahia de Feira no mesmo dia joga contra o Aquidauanense do Mato Grosso do Sul, e o Vitória enfrenta no dia 08 o São Domingos do Sergipe.

            

0 comentários:

Postar um comentário